Febravar discute futuro do varejo em Porto Alegre.
Nos próximos dias, Porto Alegre será palco de um dos maiores eventos de varejo do país: a Febravar. Entre 6 e 8 de julho, são esperados 6 mil visitantes no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, entre 9h e 19h, para discutir as grandes tranformações e o futuro do setor. A quarta edição da Feira Brasileira do Varejo pretende mostrar que, mesmo em períodos de crise como o atual, há oportunidades. E muitas.
Idealizada pelo Sindilojas Porto Alegre, a feira, que teve sua primeira edição em 2013, cresce a cada ano, sempre com novidades para a atualização dos lojistas. “No último ano, recebemos mais de 5 mil pessoas e, de acordo com a pesquisa realizada pela organização do evento, 100% dos participantes o avaliaram positivamente. Os dados mostram que a Febravar é o lugar certo para firmar negócios”, diz o presidente da Febravar, Ronaldo Sielichow.
O evento reúne fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo a interação e a formação de novas parcerias e negócios. Paralelamente à exposição, acontece o Congresso Brasileiro do Varejo, que aborda temas de importância para os lojistas, trazendo conhecimento e novas experiências para os empresários do setor.
Para o presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, em um cenário de constante transformação e crise econômica, é preciso encontrar oportunidades para oxigenar o setor. “O acesso à inovação tecnológica e a qualificação dos empresários e dos seus colaboradores são os principais desafios para fomentar o segmento no País. O Sindilojas Porto Alegre aposta no conhecimento como alicerce para o desenvolvimento do varejo”, diz.
Expositores
A Febravar terá em torno de 60 expositores, mostrando as mais variadas soluções para o comércio nas áreas de vitrinismo, serviços, capacitação, comunicação, tecnologia, entre outros.
Entre os destaques desta edição estão a NL Informática e a N-Share. A primeira criará uma loja conceito inteligente com 54m² com tecnologias aplicáveis ao varejo, como o Cake ERP, um sistema de gestão empresarial com módulos divididos em financeiro, vendas, compras e estoque. Enquanto que a N-Share, apresentará um sistema de monitoramento do consumidor para os lojistas por meio de WiFi, permitindo a criação de um banco de dados com os hábitos de consumo dos seus clientes. Confira a relação completa em www.febravar.com.br/expositores.
Visitas técnicas
Além dos estandes no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, os empresários terão a oportunidade de conhecer os pontos comerciais que possuem as melhores práticas de gestão por meio de visitas técnicas. Em parceria com o Sebrae/RS, a atividade tem como objetivo mostrar como as marcas já estabelecidas estão se relacionando com seus clientes e com a comunidade. De acordo com o coordenador estadual de projetos do Sebrae/RS, Fabiano Zortea, a proposta principal é promover uma imersão sobre os aspectos importantes para a gestão do varejo. “Com as visitas, os empresários terão a oportunidade de compreender’inloco’ boas práticas de gestão e trocar experiências com outros empresários, visando à implantação de melhorias nas empresas”, explica.
As visitas serão realizadas hoje, véspera da abertura da feira, e 7 de julho (durante o evento), entre 12h30 e 19h. Confira abaixo os estabelecimentos que serão visitados e os enfoques:
• Gverri Store: curadoria de produtos e parceria com fornecedores;
• Mercado Brasco: gestão de pessoas e conexão com a comunidade;
• Stilo Elevato: percepção de Missão e Valores da empresa no ponto de venda;
• Men’s Day: experiência diferenciada nos serviços e trajetória familiar;
• Forever 21: dinâmica do Visual Merchandising e operação de caixa;
• Outback Steakhouse: controle de qualidade de produtos e atendimento.
.