Criado pela Lei nº 2048, de 26 de outubro de 1953, o Dia do Empresário do Comércio (dia do Comerciante) teve como base a data de nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio Brasileiro.
José Maria da Silva Lisboa, baiano, de Salvador, foi deputado, senador e secretário da Fazenda Real. Economista por formação acadêmica, possuía também vasto conhecimento em outras áreas do saber. Recebeu o título de Patrono do Comércio do Brasil por suas iniciativas em prol do desenvolvimento das relações comerciais do país com outras nações.
O futuro Visconde de Cairu, foi o responsável pela obtenção de leis que beneficiaram o iniciante comércio brasileiro, na época totalmente dependente de Portugal. Sua ação ficou reconhecida com a assinatura da histórica Carta Régia, de 28 de janeiro de 1808. Por ela, D. João VI, aconselhado pelo Visconde, abriu os portos brasileiros ao comércio exterior.
Com o livre comércio, a estrutura colonial se rompeu, e a partir daí o comércio brasileiro começou a se desenvolver. Bons negócios passaram a ser feitos com outros países, gerando lucros para a nova Nação.