Gasto médio com presentes neste Dia dos Namorados é de R$ 158,65, aponta pesquisa da Fecomércio-RS
Os gaúchos planejam desembolsar R$ 158,65, em média, para a compra de presentes neste 12 de junho. Assim como no ano passado, os homens estão mais dispostos a gastar com mimos na data comemorativa (R$ 183,33) que elas (R$ 137,81), em média. Como o número médio de produtos a serem adquiridos será de 1,20, os presentes custarão, em média, R$ 132,93. Os dados constam na Pesquisa Dia dos Namorados, elaborada pela Fecomércio-RS e divulgada nesta segunda-feira (25). O levantamento ouviu 385 pessoas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Ijuí.
A parcela de consumidores que pretende gastar o mesmo valor do ano passado é de 36,1%, enquanto os que manifestaram a intenção de desembolsar mais pelos presentes somam 36,4%. Com base nos dados da pesquisa e no desempenho recente do comércio e de seus condicionantes, a Fecomércio-RS projeta que, em termos reais, as vendas de Dia dos Namorados devem registrar queda de 0,5% neste ano em relação a 2014.
Artigos de vestuário (52,0%) foram os mais citados como intenção de compra, seguidos de perfumes e cosméticos (22,9%), calçados (17,2%) e flores (7,9%). As vendas no varejo serão concentradas em dias mais próximos da data: um novo tópico inserido na pesquisa deste ano aponta que 82,6% das compras serão efetuadas com no máximo uma semana de antecedência. Os que apostam no planejamento com duas semanas de antecedência somam 8,1% e três semanas, apenas 2,6%.
Um dos destaques da pesquisa Dia dos Namorados 2015 é com relação à forma de pagamento das compras. Confirmando a tendência mostrada na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidor da Fecomércio-RS (PEIC-RS), os gaúchos querem fugir das dívidas: 77,4% dos entrevistados afirmaram que vão utilizar a modalidade à vista, enquanto apenas 22,6% indicaram a intenção de utilizar o prazo. Entre os que vão parcelar, 72,4% farão em até três vezes. “Mais uma vez, a atual conjuntura econômica influencia na tomada de decisão dos consumidores. Fatores como inflação, juros e redução da confiança vem mudando o comportamento de consumo dos gaúchos”, comenta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
Os locais preferidos para fazer as compras no Dia dos Namorados serão as lojas do centro das cidades (66,5%), índice que sobe para 77,6% como destino de consumo para os entrevistados da classe baixa. Para todas as classes econômicas, os shoppings aparecem como segunda opção, com a preferência de 21,8%, alcançando 36,4% da preferência para as compras do público da classe alta. Outro dado da pesquisa aponta que 62,9% dos entrevistados têm a intenção de proporcionar algum evento especial em comemoração à data. Desses, 59,5% citaram o desejo de participar de almoços/jantares em bares ou restaurantes, seguidos de almoços e jantares especiais em casa (24,4%).