Durante o primeiro semestre de 2014, 25,1% das transações realizadas com cartões foram via comércio eletrônico, movimentando R$ 445 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.
O levantamento aponta que do geral 18,8% foram efetuadoas por crédito, enquanto outros 6,3% por débito. Ambas as opções apresentaram crescimento quando comparados com o mesmo período de 2013: 15,6% e 3,6%, respectivamente.
Para Omar Jarouche, Gerente de Inteligência Estatística da ClearSale, o cartão de crédito mostra-se como o meio de pagamento mais seguro disponível no mercado, entretanto é importante ter cuidado ao disponibilizar as informações pessoais na hora de comprar.
Isso pois o maior número de problemas gerados por compras online são as fraudes, onde o cartão de crédito do consumidor é utilizado sem seu consentimento. Com ele, o pedido é entregue no endereço do fraudador, mas a loja fica com o dano financeiro, e o cliente com a dor de cabeça para resolução do problema.