As datas comemorativas podem ser excelentes oportunidades para o aumento das vendas, desde que seja uma estratégia da empresa e que haja planejamento. No dia 12 de outubro comemora-se o Dia da Criança, uma das cinco melhores datas para o varejo brasileiro em volume de vendas. As lojas que ainda não se prepararam para receber pais, tios, padrinhos e também as crianças, que vão pessoalmente escolher o seus presentes, ainda há tempo para se prepararem.
A técnica do SEBRAE/RS Roselaine Monteiro Moraes sugere algumas dicas simples que podem estimular as vendas. “Um exemplo é criar um ambiente convidativo com foco nos 'pimpolhos' – Carrocinha de pipoca, guloseimas, balões coloridos, espaço na loja para desenhos e pinturas, tatuagens infantis. Todas essas atrações chamam a atenção das crianças e tornam-se diferenciais na hora de escolher o estabelecimento para realizar as compras”, justifica. Para atrair ainda mais os pequenos, é interessante que a equipe de vendas esteja usando uniformes lúdicos como boné colorido, avental ou camiseta.
Outra sugestão é colocar adesivos antiderrapantes no chão com desafios lúdicos como, por exemplo, jogos de tabuleiro, caça ao tesouro, amarelinha, trilhas que estimulem a curiosidade. Segundo a técnica, esta é uma forma de fazer, também, o cliente conhecer a loja inteira e o que ela tem para oferecer. “Basta ser criativo e lembrar: quem paga são os adultos, mas as crianças, em grande parte, são as decisoras finais da compra”, alerta.
Seguem abaixo outras dicas que podem ajudar o empreendedor a vender mais no Dia da Criança:
– Mantenha o cadastro dos clientes atualizado (nome, telefone, e-mail);
– Avise o cliente (pode ser e-mail marketing; mensagem SMS, Rede Social) que a loja está pronta para recebê-lo e ofereça dicas de presentes;
– Promova sorteios de brindes: jogos, livros, caça-palavras, cubo mágico. Dê preferência para brindes educativos;
– Faça algo para que o cliente lembre-se de que outras datas comemorativas estão por vir;
– Busque vendas futuras. Não foque somente no “aqui e agora”;
– Agrade os adultos pais e os adultos que não têm filhos, pois podem presentear afilhados, sobrinhos e amigos;
– Ofereça um excelente atendimento, olhe nos olhos do cliente, fale sorrindo, utilize suas experiências: 'meu afilhado levou este produto e gostou muito';
– Disponibilize condições atraentes de pagamento;
– Conheça o produto – muitas pessoas que não tem filhos saem a procura de presentes para crianças. E vem a pergunta: 'o que posso dar para uma menina ou um menino com essa ou aquela característica'? O atendente deve perguntar idade da criança, quais são os seus hobbies, se gosta de ler, se é discreto, se tem brinquedos eletrônicos, ou seja, fazer perguntas que possam ajudar o adulto a fazer as escolhas;
– Estimule no atendente as vendas adicionais: Se o cliente vai levar um kit de lápis de cor, ofereça um estojo; se vai levar uma roupa ofereça uma peça adicional, um acessório, por exemplo;
– Faça um pós venda – os clientes se surpreendem ao receber uma ligação cujo objetivo é apenas perguntar se sentiu-se bem atendido e se o produto ou o serviço atenderam sua expectativa.